Sobre Nós

Em meados da década de 1930, a necessidade de se reunir em uma agremiação por parte dos donos de lojas de comércio da antiga Vila Rica se concretizou pela atuação de dois precursores: Manoel Felipe Ribeiro Belo e Levindo Barbosa Leite.

Em 28 de janeiro de 1934, realizou-se, no Cine Central, a sessão de fundação da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Ouro Preto, a Aciop. Na ocasião foi escolhida uma comissão provisória composta por Levindo Barbosa Leite, José Cândido Gonçalves e Geraldino Dias.

Já em 4 de fevereiro de 1934 foi elaborado o ante-projeto da Associação e formada a primeira diretoria e os conselhos fiscal e de sindicância.

Em solenidade na Prefeitura do Município, o Doutor João Batista Ferreira Veloso, prefeito da época, empossou, em 8 de fevereiro de 1934, uma diretoria assim constituída: Washington de Araújo Dias, presidente; José da Costa Carvalho, vice-presidente; Antônio Ramos, vice-presidente; José Amarante Neves, secretário; Geraldo Ramos, secretário; João Batista Fortes, tesoureiro; Levindo Barbosa Leite, procurador.

Em 25 de fevereiro foi estabelecida a proposta de eleições diretas para formação da diretoria e em 4 de março, com a posse da diretoria definitiva, foram confirmados os nomes da primeira diretoria.

Com a primeira diretoria formada, trabalhos para criação da sede própria começaram a ser desenvolvidos e, então, em 19 de maio do mesmo ano, o prédio da antiga casa que pertenceu ao Alferes Tiradentes, foi obtido, por aforamento, junto à Prefeitura Municipal.

A iniciação à construção da sede se deu por meio de empréstimo dos sócios, no valor de 80.000$000 (oitenta contos de réis), quantia que foi cotizada. A sessão solene inaugural foi realizada em 26 de abril de 1935.

Nestes mais de 75 anos de atividades, dirigiram os destinos da Agremiação nomes proeminentes da comunidade ouro-pretana, levando-a a alcançar grande representatividade empresarial e substancial prestígio político, econômico e social em seus vários níveis de atuação, ao longo dos vários períodos da história econômica do município de Ouro Preto.

Hoje, quando a força do Turismo representa um novo ciclo econômico para a antiga Vila Rica, como foram a mineração e a metalurgia nos trezentos anos anteriores, a Associação Comercial continua a contribuir de forma expressiva para o desenvolvimento econômico e social da sua comunidade, com iniciativas como o apoio ao Site Oficial de Turismo de Ouro Preto, ao Convention & Visitors Bureau, e à Associação Brasileira da Industria de Hóteis (Abih) - Regional do Circuito do Ouro, compartilhando com o mundo inteiro as riquezas e a cultura da Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.


A Assembléia Geral é o órgão soberano da entidade e se constitui pela reunião dos sócios beneméritos e titulares.

São atribuições da Assembléia Geral, principalmente, resolver, em definitivo, sobre as propostas que lhe forem submetidas pelo Conselho Superior, pela Diretoria ou por sócios; alterar o Estatuto; eleger a Diretoria e o Conselho Fiscal.


 

Clique aqui e faça o download de nosso estatuto (.pdf).

ACEOP
Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto
Rua São José, 132 - Centro
Tel. (31) 3551.1469