Evento contou com 60 profissionais da área contábil
Aconteceu nesta manhã (29) no Salão Nobre da Aceop, o Café Empresarial Compliance, com o palestrante Valmir Rodrigues, representante do CRC-Mg e vice-presidente da Federaminas.
Abordando de maneira simples as questões tributárias e a organização empresarial da área contábil, Valmir falou por cerca de uma hora e meia das dificuldades de adequação das contabilidades quando a questão é estar em conformidade com as leis e tributos brasileiros. “A importância de agir conforme a legislação e se planejar eticamente quando o assunto é tributo vai além da legalidade. Uma empresa organizada tem maior chance de parcerias, contratos e participação na localidade onde está inserida”, explicou.
O compliance, segundo Valmir, tem a função de monitorar e assegurar que todos os envolvidos com uma empresa estejam de acordo com as práticas de conduta da mesma. “Isso não apenas serve de combate à corrupção como favorece a preservação e integridade do empreendimento. Além disso, aumenta a eficiência e competitividade, ampliando a produção e ganhos da empresa”, afirmou Valmir.
Segundo o Portal Tributário Brasileiro, hoje existem 94 impostos ou tributos diferentes. Eles se relacionam desde contribuições (sindicais, de melhorias ou serviços) até a taxação relacionada a transações bancárias, imposto de renda, sobre propriedade e outros). Mas qual a forma de conhecê-los e aplicá-los?
Valmir defende que “é necessário uma reforma tributária, mas precisamos ser capazes de trabalhar com as ferramentas que possuímos. Impostos e tributos brasileiros são complexos e por isso merecem atenção redobrada”. Para ele, as características das tributações precisam ser claras para o cliente das contabilidades, de modo que ele consiga contratar os serviços de acordo com o seu perfil, e entenda a importância da adequação tributária de sua empresa. "Muitas empresas entram no sistema tributário a partir do Simples nacional, e ali ficam, mesmo que o padrão seja adequado a outro regime tributário. Cabe ao contador perceber e modificar isto", ponderou Valmir.
Café Empresarial na ACEOP tem parceria da Oriontec, Contajur, All-Invest e União Europeia
Para abordar o assunto "Compliance: Eficiência tributária, diferencial de sucesso e competitividade", a ACEOP contou com o apoio da União Europeia e Al-Invest 5.0. O evento também teve a parceria do Conselho Regional de Contabilidade - CRC, da Oriontec - Automação Comercial e da Contajur e teve articulação direta dentro do Núcleo dos Contadores do Projeto Empreender.
Para o próximo dia 16 de setembro, o mesmo núcleo irá organizar, também voltado para os contadores, o Curso de ITG 1000: Modelo contábil para microempresas e empresas de pequeno porte. Mais informações em breve.
Basta clicar em um dos ícones abaixo. Assim você não perde nenhum evento da ACEOP.
"Esta publicação foi elaborada com a assistência da União Europeia. Os conteúdos são da inteira responsabilidade da CACB e sob nenhuma circunstância deve ser considerada como refletindo os pontos de vista da União Europeia"