Em meados da década de 1930, a necessidade de se reunir em uma agremiação por parte dos donos de lojas de comércio da antiga Vila Rica se concretizou pela atuação de dois precursores: Manoel Felipe Ribeiro Belo e Levindo Barbosa Leite.
Em 28 de janeiro de 1934, realizou-se, no Cine Central, a sessão de fundação da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Ouro Preto, a Aciop. Na ocasião foi escolhida uma comissão provisória composta por Levindo Barbosa Leite, José Cândido Gonçalves e Geraldino Dias.
Já em 4 de fevereiro de 1934 foi elaborado o ante-projeto da Associação e formada a primeira diretoria e os conselhos fiscal e de sindicância.
Em solenidade na Prefeitura do Município, o Doutor João Batista Ferreira Veloso, prefeito da época, empossou, em 8 de fevereiro de 1934, uma diretoria assim constituída: Washington de Araújo Dias, presidente; José da Costa Carvalho, vice-presidente; Antônio Ramos, vice-presidente; José Amarante Neves, secretário; Geraldo Ramos, secretário; João Batista Fortes, tesoureiro; Levindo Barbosa Leite, procurador.
Em 25 de fevereiro foi estabelecida a proposta de eleições diretas para formação da diretoria e em 4 de março, com a posse da diretoria definitiva, foram confirmados os nomes da primeira diretoria.
Com a primeira diretoria formada, trabalhos para criação da sede própria começaram a ser desenvolvidos e, então, em 19 de maio do mesmo ano, o prédio da antiga casa que pertenceu ao Alferes Tiradentes, foi obtido, por aforamento, junto à Prefeitura Municipal.
A iniciação à construção da sede se deu por meio de empréstimo dos sócios, no valor de 80.000$000 (oitenta contos de réis), quantia que foi cotizada. A sessão solene inaugural foi realizada em 26 de abril de 1935.
Nestes 84 anos de atividades, dirigiram os destinos da Agremiação nomes proeminentes da comunidade ouro-pretana, levando-a a alcançar grande representatividade empresarial e substancial prestígio político, econômico e social em seus vários níveis de atuação, ao longo dos vários períodos da história econômica do município de Ouro Preto.
Galeria de Presidentes e Fatos Marcantes
Gestão 2022 - 2023 (atual) - Natalino de Figueiredo
Gestão 2018- 2021 - Paulo Raimundo Ferreira
- Lançamento do aplicativo ACEOP em janeiro de 2019 com todas informações da cidade
- Programa de estágio é incluído no portifólio ACEOP
- Segunda edição do Mérito Empresarial em 2019 com 500 convidados
- Pandemia COVID-19 põe país inteiro na quarentena em março de 2020
Gestão 2014-2017 - Valmir Aparecido Maximiano
A gestão 2014/2017, presidida por Valmir Maximiano, deu continuidade ao planejamento estratégico, otimizando os espaços físicos (foi criada uma sala para equipe e a recepção foi dividida em duas, gerando espaço para locação), aumentando a equipe e setorizando algumas demandas.
Com a chegada do SISFIN e do MONEY, tudo foi informatizado, agregando facilidade na relação com os associados.
Federaminas, Rede Cidadã, Mastermind, Renascer, BDMG, Santa Casa e Sebrae forma alguns dos parceiros conquistados, com ações de responsabilidade social e fomento ao comércio sendo executadas em consonância com a cidade.
O projeto Empreender é inaugurado, com reuniões periódicas de grupos setoriais, divididos por segmentos.
Em 2017, é realizado o 1o Mérito Empresarial, no Sesc Estalagem, numa noite de gala que premiou as boas práticas em Ouro Preto.
O setor de comunicação se tornou sólido, com o Jornal Elo, as listas de transmissão, mailing e um site mais moderno, além da página do Facebook com mais de 1 milhão de acessos.
Palestras, workshops e cursos passaram a ser recorrentes, conforme a demanda dos associados.
Com o BDMG, a ACEOP passou a intermediar financiamentos direto com seus associados.
Três grandes conquistas foram:
- Consultoria jurídica gratuita para associados.
- PACE - posto avançado de conciliação extrajudicial.
- Movimento Pró-Município, em parceria com o poder executivo, legislativo e autoridades de diversos setores.
Gestão 2012-2013 - Raimundo Nonato Saraiva Frazão
A gestão 2012/2013, presidida por Raimundo Nonato saraiva Frazão, foi marcada pela renovação e mudanças no planejamento para o associativismo como forma de continuidade de ações para garantir o futuro da ACEOP com uma administração moderna e exemplar para seus associados, além de se reapresentar aos outros empresários a fim de que estes se deixem seduzir e venham fazer parte do quadro de associados.
Neste sentido, algumas ações foram tomadas, com anuência da mesa diretora e do pessoal executivo da Casa, que apresentamos a seguir:
Gestão 2010-2011 - Rosângela de Cássia Saraiva Ambrósio
Dezembro 2010: fundação da ABIH MG Regional Circuito do Ouro, articulação do CVB com ABIH MG, segmento da hotelaria e apoio ACEOP
2010-2011: realização do projeto Caminhos do Sabor - A União Faz o Destino, da Abrasel e Ministério do Turismo, para o segmento de restaurantes, articulação do CVB com Abrasel MG e apoio ACEOP
Gestão 2008-2009 - Rosângela de Cássia Saraiva Ambrósio
Gestão 2007-2008 - Márcio Abdo de Freitas (reduz seu mandato em 1 ano, convocando eleições antecipadas em 2007)
Dezembro 2007: assembléia geral aprova alteração do nome da entidade para Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto
Gestão 2005-2006 - Márcio Abdo de Freitas
Maio 2005: transformação do CVB e fundação do Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau (CVB), articulação da ACIAOP com outras associações comerciais do Circuito Turístico do Ouro
Setembro 2005: lançamento do projeto Museu Aberto Cidade Viva, pela Câmara da Mulher Empreendedora e Instituto Cultural da ACIAOP
Gestão 2004-2004 - Antônio Carlos de Oliveira/Márcio Abdo de Freitas (presidente licenciado para as eleições municipais, vice-presidente Márcio Abdo de Freitas conclui mandato de 2004)
Setembro 2004: criação do Convention & Visitors Bureau (CVB), como departamento na ACIAOP de prestação de serviços turísticos
Gestão 2002-2003 - Antônio Carlos de Oliveira (prorrogado para 2004 em assembléia geral, para concluir projetos em andamento)
inauguração do Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto, pela UFOP
lançamento do Site Oficial de Turismo de Ouro Preto, pelo Instituto Cultural da ACIAOP em parceria com Idas Brasil e apoio oficial da Câmara Municipal de Ouro Preto, destinado a ser uma ferramenta de marketing do Convention & Visitors Bureau (CVB)
criação da Câmara da Mulher Empreendedora da ACIAOP
início da realização anual do tradicional baile a fantasia da ACIAOP, abertura do carnaval, importante iniciativa de resgate cultural de antigos carnavais, pela Câmara da Mulher Empreendedora
início do apoio anual em patrocínio ao Festival de Bandas de Ouro Preto, importante iniciativa de preservação cultural do setor de musicologia do Museu da Inconfidência com a Associação de Bandas de Música de Ouro Preto, ABAMOP, realizado anualmente com participação de todas as bandas do município e bandas convidadas de outras cidades
Gestão 2000-2001 - Antônio Carlos de Oliveira
implantação do projeto Capacitar, da Federaminas, e dos núcleos setoriais
reativação da Câmara Setorial de Turismo da ACIAOP
realização do Forum de Turismo de Ouro Preto, pela ACIAOP
criação do Grupo de Apoio dos Lojistas de Ouro Preto- GALOP
criação do núcleo setorial de artesanato
Gestão 1998-1999 - Márcio Abdo de Freitas
Fevereiro 1998: governos concluem obras da rua padre Rolim; liberação do acesso da cidade após 14 meses, restabelecendo a normalidade para moradores, comércio e aliviando o turismo
Outubro 1998: criação da campanha de sorteio de prêmios Natal dos 300 Anos, para incentivar o comércio, em alusão à comemoração de 300 anos do início de Ouro Preto em 1698; nos anos seguintes, a campanha passou a ser Natal da Sorte Natal da Gente
Gestão 1997-1997 - Márcio Abdo de Freitas
Janeiro 1997: chuvas provocam rompimento da rua Padre Rolim, bloqueando o acesso da cidade e prejudicando o turismo e o comércio: empresários recorrem à ACIAOP
Maio 1997: planejamento de marketing turístico para Ouro Preto, pela ACIAOP
movimento dos empresários cria o Bureau de Divulgação e Informação Turística de Ouro Preto
proposta de criação do Convention & Visitors Bureau (CVB)
criação da campanha Ouro Preto 300 anos pela ACIAOP, para 1998, para incentivar o turismo
Prosseguem obras de reforma da sede
Designada Comissão de Reforma do Estatuto: presidente Márcio Abdo de Freitas; vice-presidente Antônio Carlos de Oliveira / diretores-secretários Miguel Alves Pereira Filho, José Hilário de Souza / diretores-financeiros Virgílio Estevam Pedrosa Cotta, Márcio Nagib Barbosa Queiroz
Setembro 1997: falecimento do presidente do Conselho Superior José César Gomes, associado que mais serviu na presidência da ACIAOP
Setembro 1997: diretoria e conselhos superior e fiscal aprovam proposta de reforma do Estatuto
Outubro 1997: assembléia geral aprova reforma do Estatuto
Gestão 1995-1996 - Márcio Abdo de Freitas
Gestão 1994-1994 - Ricardo Pereira/Márcio Abdo de Freitas (eleição em 1994, eleito o vice-presidente Márcio Abdo de Freitas e empossado no mesmo ano)
Julho 1994: governo federal implanta Plano Real e estabilização da moeda, eliminando a inflação crônica
Dezembro 1994: summit de presidentes dos 4 países assina os acordos de criação do Mercosul em Ouro Preto
Gestão 1992-1993 - Ricardo Pereira (prorrogado para 1994 em assembléia geral, para prosseguimento da reforma da sede)
Gestão 1990-1991 - Ricardo Pereira
Fevereiro 1990: fundação do Instituto Cultural da ACIAOP
Março 1990: Plano Collor bloqueia poupança e recursos em bancos, prejudicando empresários
criação da Câmara de Turismo da ACIAOP
Gestão 1988-1989 - Márcio Abdo de Freitas
Congresso promulga nova constituição do Brasil
criação do SPC- Serviço de Proteção ao Crédito na ACIAOP, parceria com o CDL/BH
Gestão 1986-1987 - Márcio Abdo de Freitas (planejamento estratégico 86/87 contempla diversas ações)
aprovado no IPHAN projeto de reforma da sede
Fevereiro 1986: governo federal lança Plano Cruzado e congelamento geral de preços, prendendo empresários
Março 1987: fracasso do Plano Cruzado coloca empresários em grandes dificuldades; associações comerciais em todo o estado armam movimento de boicote a impostos
Gestão 1984-1985 - Vicente Neves Trópia
Gestão 1980-1983 - José César Gomes
Gestão 1979-1980 - Nelson Garcia do Carmo Júnior (saiu antes do término do mandato, sendo empossado o vice-presidente José César Gomes)
Gestão 1975-1978 - Jarbas Eustáquio Avelar
Gestão 1974-1974 - Rone Fortes (diretoria provisória)
Janeiro 1974: novo Estatuto promulgado
Gestão 1968-1973 - Rodrigo Vicente Toffolo
Gestão 1959-1967 - José César Gomes
Gestão 1962-1963 - José César Gomes
Gestão 1960-1961 - José César Gomes
Gestão 1957-1959 - José César Gomes
Gestão 1954-1956 - Omar Raimundo Fortes
Gestão 1952-1953 - José Amarante Neves
Gestão 1951-1951 - Teódulo Pereira
Gestão 1949-1950 - Teódulo Pereira (assumiu no final de 1949, prorrogado para 1951 em assembléia geral)
Gestão 1947-1949 - José Cândido Gonçalves (como vice-presidente, assumiu pela renúncia antes da posse de Epaminondas Rodrigues)
Agosto 1945 - témino da 2ª guerra mundial
Gestão 1942-1947 - Epaminondas Rodrigues (aclamado presidente pela desistência do eleito José Pereira de Castro Figueiro; reluta em assumir, devido às dificuldades para a reforma do Estatuto) Formada Nova Comissão de Reforma do Estatuto: Washington de Araújo Dias, José da Costa Carvalho Filho, Tenente Lourival de Oliveira
Abril 1947: apresentado em assembléia o trabalho para a reforma do Estatuto, elaborado por José da Costa Carvalho Filho, pela ausência dos outros membros da Comissão
Maio 1947: assembléia geral aprova Estatuto elaborado por José da Costa Carvalho Filho
Período 1943-1946: ausência de atas; período da 2ª guerra mundial
Gestão 1941-1941 - Geraldo Ramos (logo após assumir, a diretoria propôs renúncia, sendo negada e aclamada no cargo)
Proposta Comissão de Reforma do Estatuto: Washington de Araújo Dias, Orlando Caldeira, José Araújo Dias, Tenente Lourival de Oliveira
Gestão 1940-1940 - Zito Marques Guimarães
Setembro 1939 - início da 2ª guerra mundial
Gestão 1939-1939 - Zito Marques Guimarães
Gestão 1938-1938 - José Amarante Neves
Gestão 1937-1937 - José de Sales Andrade
Gestão 1936-1936 - Washington de Araújo Dias
Gestão 1935-1935 - Washington de Araújo Dias
Gestão 1934-1934 - Washington de Araújo Dias
26/04/1935 - sessão solene inaugural da sede própria, construída por meio de empréstimo cotizado entre os sócios, no valor de 80.000$000 (oitenta contos de réis)
19/05/1934 - aforamento, junto à Prefeitura Municipal, para a criação da sede própria, no local da antiga casa que pertenceu ao Alferes "TIRADENTES"
04/03/1934 - confirmação e posse da diretoria definitiva
25/02/1934 - estabelecida proposta de eleições diretas para formação da diretoria
08/02/1934 - o prefeito João Batista Ferreira Veloso, em solenidade na Prefeitura, dá posse à:
Primeira diretoria escolhida:
Washington de Araújo Dias, presidente José da Costa Carvalho, vice-presidente; Antônio Ramos, vice-presidente José Amarante Neves, secretário; Geraldo Ramos, secretário João Batista Fortes, tesoureiro; Levindo Barbosa Leite, procurador
04/02/1934 - ante projeto e formação da 1ª diretoria e conselhos fiscal e de sindicância
28/01/1934 - sessão de fundação, no Cine Central, da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Ouro Preto
Comissão provisória - Levindo Barbosa Leite, José Cândido Gonçalves e Geraldino Dias
Precursores - Manoel Felipe Ribeiro Belo e Levindo Barbosa Leite
A Assembléia Geral é o órgão soberano da entidade e se constitui pela reunião dos sócios beneméritos e titulares.
São atribuições da Assembléia Geral, principalmente, resolver, em definitivo, sobre as propostas que lhe forem submetidas pelo Conselho Superior, pela Diretoria ou por sócios; alterar o Estatuto; eleger a Diretoria e o Conselho Fiscal.
![]() |
|